Ei, você que trabalha com tecnologia! Sabia que existe vida além dos códigos? No Euax Talks de hoje, conversamos com a Loren Etchart, que atua na área de testes e qualidades. O analista de testes é o principal personagem do processo de Quality Assurance (QA), ou garantia de qualidade. Essa fase do desenvolvimento do produto busca fazer entregas ao cliente dentro de um padrão de qualidade satisfatório.

No nosso bate-papo, a Loren nos contou um pouco mais sobre a sua trajetória na Euax e as suas experiências nessa área. Ela tem 27 anos, e trabalha com a gente há pouco mais de um ano. “Entrei na empresa na segunda tentativa e realizei um sonho, que era trabalhar aqui. Vim da área de suporte pro QA sem experiência nenhuma de qualidade, mas com muito desejo de aprender e de mudar de carreira”, conta ela. 

Para que os produtos cheguem ao cliente, eles precisam passar por várias etapas. Tudo inicia com uma ideia, passando por design, desenvolvimento e, é claro, avaliações para assegurar a qualidade.  Dessa forma,  para garantir que os produtos sejam entregues sem erros e funcionando perfeitamente, o dia-a-dia de quem trabalha  na área é cheio de desafios.  “A área de testes e qualidade tem uma rotina de muito trabalho – reuniões, treinamentos, trocas de conhecimento – e de muito teste, afinal, as liberações dependem dos nossos testes. Além disso, é necessário muito estudo!” diz Loren. 

Ao longo dessa jornada, o ambiente de trabalho é uma parte essencial para o desenvolvimento de seus colaboradores. Perguntamos à Loren como é atuar aqui no Grupo. “Trabalhar na Euax além de ser um sonho que eu realizo todos os dias, é incrível. Aqui me sinto parte das conquistas do meu time e da empresa como um todo, sei que sou respeitada e que me veem como eu realmente sou.” Loren explica. “Aqui fui valorizada profissionalmente como nunca antes. Suspeita pra falar, mas amo trabalhar nessa empresa e acredito que ser GPTW é mais uma prova disso.”

 Mas nenhuma área é isenta de preocupações e dificuldades. Para Loren, “Os maiores desafios da área são: estar sempre atualizado, ter as visões analíticas – técnica e funcional – para os mesmos cenários, garantir que a entrega vai ter qualidade e que as dores do nosso cliente serão atendidas. É preciso se colocar no lugar de quem usa o nosso produto dentro do seu negócio.”

Por fim, pedimos à Loren para compartilhar um conselho para quem ainda é novato ou para aqueles que desejam atuar na área. “Minha dica é: estude muito, sempre que puder. Busque estar atualizado, tire suas dúvidas. Tenha ideia de onde quer chegar e trilhe suas metas, converse com seus gestores – e seja transparente – não tenha medo de pedir ajuda (ou socorro)” indica ela. “Busque conteúdos nas mídias sociais, pessoas de referência na profissão e mantenha-se atualizado. Seja parte do seu time e da sua empresa, ponha seu coração nas coisas que está fazendo. Comigo vem dando certo!”

E aí, gostou? Aqui dentro da Euax, a área de testes e qualidades faz parte da fábrica de software, que é o setor para onde as solicitações de negócio são enviadas e transformadas em produtos digitais. Para saber mais sobre como esse processo funciona, confira a live que realizamos na nossa semana de carreiras: https://youtu.be/_U1M0sSqvpk