A área de vendas é uma parte fundamental para o desenvolvimento e crescimento da empresa. Afinal, para que um empreendimento dê certo, é necessário que os clientes comprem e confiem na qualidade do produto oferecido. No Euax Talks deste mês, convidamos a gerente de relacionamentos Gisele Seidemann para falar um pouco mais sobre essa parte tão importante de todo negócio: a área de vendas.

 A Gisele atua no Grupo Euax desde 2017, e nos contou sobre a sua vida profissional e o motivo de trabalhar no ramo de vendas. “Eu trabalhava na área de TI, minha formação é em Computação, fui analista e desenvolvedora em grandes ERP´s no início da minha carreira. Recebi há 10 anos um convite para começar a atuar na área comercial com cunho técnico (havia necessidade de conhecer sobre sistemas e TI) e desde então passou a ser um novo caminho profissional, que eu gosto muito. Continuo me aprimorando todos os dias.”

 O ato de vender vai muito além de uma simples conversa com o cliente. “Vender é uma arte! É todo um processo que requer muita técnica em todas as suas etapas. A conquista do cliente vem como resultado de um trabalho de construção de relacionamento e conquista da confiança do cliente”, diz ela. “Se você tiver um bom produto ou serviço e souber conduzir de forma adequada numa crescente todas as etapas do processo junto ao cliente, caminho para o sucesso!”

Para Gisele, saber ouvir, ter empatia e fazer as perguntas corretas são algumas das características de um bom vendedor. É importante demonstrar segurança e a qualidade da venda, ser paciente e sempre educado. Além disso, um vendedor experiente também conhece as estratégias necessárias para conquistar um cliente. “Saber ouvir é fundamental. A partir do momento que você traduz o que o cliente deseja em serviços e entregas, já está com o processo bem encaminhado e com boas possibilidades de fechamento.”

 No entanto, além de boas habilidades do vendedor, há várias etapas a serem seguidas para que a venda seja bem-sucedida. “Primeiro, ouça as necessidades e o contexto do cliente e apresente a empresa. Em seguida, elabore um escopo de atendimento e confira com o cliente se está atendendo as expectativas. Ter a percepção de ‘captar’ o cliente com a solução certa é fundamental”, Gisele explica. “Depois, apresente a proposta para validar com o cliente e realize follows para o fechamento. Por fim, feche a venda e repasse ao time técnico da melhor forma. Além do mais, como complemento, acompanhe no pós-venda o desempenho dos trabalhos para manter a satisfação e termos recorrência com novas oportunidades. Todo esse processo leva, em média, de 2 a 4 meses. Raramente leva 1 mês, mas já aconteceu.”

Todas essas experiências foram vivenciadas pela Gisele aqui no Grupo Euax. Quando perguntamos a ela sobre como é trabalhar com a gente, ela respondeu: “é muito gratificante e desafiador. A consolidação de minha carreira comercial se deu na Euax e sou muito grata aos gestores por tanto aprendizado. É bom vender em um time que a gente sabe que tem valor e que trabalha de fato em alta performance.”