Em 13 de setembro celebramos o Dia do Programador. Esta data é comemorada sempre no 256º dia do ano, porque é o número de valores diferentes que podem ser representados com um byte de oito bits, um número muito conhecido entre os programadores. Mas você conhece a história da programação?

A primeira programadora da história foi a inglesa Ada Lovelace, nascida no ano de 1815. Sim, ela foi a primeira pessoa a programar de todos os tempos, e não somente a primeira mulher a desenvolver um código. As notas escritas por ela continham um algoritmo criado para ser processado por máquinas, sendo considerado o primeiro programa de computador já criado.

(Ada Lovelace e seu primeiro algoritmo.) Imagem: Intel

Em comemoração à data, no Euax Talks de hoje conversamos com Adriane Ribeiro, uma das desenvolvedoras do Grupo Euax para conhecermos suas experiências no mundo da tecnologia. Ela faz parte da empresa desde 2019, e nos contou um pouco sobre seu início de carreira. “A Euax foi a minha primeira experiência profissional na área de desenvolvimento. Na verdade, eu tinha conseguido um estágio em outra empresa ao mesmo tempo que recebi a proposta da Euax. Mas acabei optando pelo emprego em vez do estágio.” Conta ela. “Eu entrei com pouco conhecimento, estava iniciando o terceiro semestre da faculdade, e me senti totalmente perdida no começo. Mas recebi capacitação, contei com mentoria e com a ajuda do time sempre que necessário.”

Na área de desenvolvimento é muito comum encontrar profissionais que começaram a programar na adolescência, mas esse não foi o caso da Adriane. “A minha primeira escolha de carreira foi a engenharia química. Contudo, após me formar não consegui uma posição no mercado de trabalho” ela diz. “Embora tenha afinidade com a área, optei por seguir carreira na área de desenvolvimento, pois sabia que Joinville era um polo tecnológico. Embora a programação não tenha sido a minha primeira escolha e esse universo não estivesse presente durante o meu ensino fundamental e médio, migrar de área foi uma decisão muito acertada. Eu gosto muito, é uma área dinâmica, com muitos desafios e que me oferece oportunidades para crescimento profissional e construção de carreira.”

Porém, ser desenvolvedor também tem seus desafios, assim como qualquer outro cargo. Sobre isso, a Adriane listou alguns dos seus maiores obstáculos. Segundo ela, é  muito difícil destacar-se num mercado extremamente competitivo, estar em constante capacitação e manter-se atualizado. Além do mais, é necessário saber trabalhar em equipe, cumprir os  prazos estipulados e desenvolver as soft skills.

Ao longo desses dois anos como integrante do Grupo Euax, Adriane vivenciou várias experiências e aprendizados. Então, perguntamos a ela como é trabalhar na nossa equipe. Segundo ela, “é dinâmico e cheio de desafios. Estou sempre aprendendo coisas novas no meu dia a dia. Tenho contato com os desenvolvedores, qualidade e o PO. Além da parte técnica, posso contribuir e ajudar na tomada de decisão do produto e nos processos do time. O time do Fleeg é pequeno, mas bem integrado. Trabalhamos como equipe e entregamos como equipe e sinto que meu trabalho é valorizado.”

Por fim, pedimos à Adriane para compartilhar um conselho para quem ainda está começando no mundo da programação ou para aqueles que desejam atuar na área. “A programação é uma área bem aberta para quem deseja iniciar ou migrar de carreira, sendo possível adquirir muito conhecimento de forma gratuita, mas ela requer esforço e paciência, ainda mais para quem não teve muito contato com a área” explica ela. “Acredito que o principal é gostar da área, pois ela exige constante estudo. Para a primeira experiência profissional, procure um ambiente que ofereça mentoria e suporte para quem está iniciando.”