Assim como outras empresas, o Grupo Euax viu no home office uma forma de contribuir para o controle da pandemia de covid-19: seus colaboradores trabalham nesse modelo desde o dia 16 de março. Além de garantir a segurança das pessoas, o trabalho remoto trouxe muitas surpresas boas para a organização, como o aumento de produtividade. Justamente por isso, o grupo decidiu implantar definitivamente uma política para oficializar o regime de trabalho.

O Euax Anywhere é um conjunto de práticas que permite que os colaboradores trabalhem de qualquer lugar, mesmo depois da pandemia. A frequência do home office é o colaborador que decide: parcial (até dois dias na empresa) ou integral (com alguns momentos de interação presencial por ano). Aqueles que desejarem ainda terão a opção de permanecer permanentemente no escritório.

Como o objetivo do Euax Anywhere é justamente trazer mais comodidade e flexibilidade, é importante dar essa autonomia aos colaboradores, respeitando seu perfil e modo de trabalho. “Implantar o home office de maneira mais sistemática era um desejo antigo e a pandemia acelerou essa digitalização. Agora o céu é o limite, ou melhor, a nuvem”, explica Jaqueline Souza, responsável pela área de Recursos Humanos do Grupo Euax.

Para viabilizar o Euax Anywhere foi necessário remodelar o escritório físico e estabelecer algumas mudanças:

Be Safe

Como mencionado anteriormente, a pandemia de covid-19 exigiu que os colaboradores trabalhassem de casa. No entanto, aqueles que por algum motivo precisassem utilizar o escritório tiveram de adotar o Be Safe, novo código de saúde e higiene. Ele inclui recomendações como usar máscaras, manter pelo menos 1,5m de distância dos colegas, lavar as mãos e utilizar álcool gel constantemente.

Deskless

Com a possibilidade de os colaboradores trabalharem remotamente em tempo integral ou parcial, ter mesas nominais no escritório deixou de fazer sentido. Por isso, o deskless surgiu para integrar as diferentes áreas da empresa, ampliando as interações entre os times. O lema “Trabalhe ao lado de alguém diferente hoje” resume bem a proposta. Para viabilizá-lo foram feitas algumas adequações no espaço físico, como a instalação de armários extras para deixar bolsas, mochilas e notebooks, além da criação de um espaço para as plantinhas.

Always Online

No Grupo Euax, agora o lugar dos times é na nuvem, não no ambiente físico. É claro que essa mudança traz um grande desafio para lidar com ruídos na comunicação. Portanto, é preciso respeitar a presença remota: deixar a câmera aberta e estar sempre online na sala virtual. Longe de ser uma medida de vigilância, o principal objetivo é manter o alinhamento e criar proximidade entre as pessoas. Mesmo os que estiverem no escritório devem participar remotamente das reuniões, possibilitando que todos tenham acesso às mesmas informações.

Bring Your Own Device (BYOD)

Com o objetivo de otimizar o consumo de bens na sociedade, o Grupo Euax agora oferece a possibilidade de os colaboradores utilizarem seu computador pessoal para o trabalho. Em contrapartida, a organização oferece um auxílio para a manutenção e melhoria do dispositivo. Dessa forma, ambos contribuem para um planeta mais sustentável, além de facilitar bastante no dia a dia.