É muito comum vermos pessoas que trabalham como desenvolvedores também programarem por hobby, seja para experimentar novas tecnologias ou para desenvolver as suas habilidades. Pensando nisso, este mês lançamos um desafio aqui no Grupo Euax. Pedimos aos nossos desenvolvedores que encaminhassem algum projeto pessoal para conhecermos um pouquinho mais o talento dessa galera. 

Venha conferir com a gente! O primeiro projeto que vamos apresentar é o do Henrique Schmeller, que faz parte da nossa equipe de arquitetura de software e inovação. 

Nome do projeto: “Ajuda?”

Motivação para desenvolver este projeto

“Ajudar os incluídos do grupo de risco, da pandemia de 2020 em tarefas do cotidiano e incentivar a solidariedade entre a comunidade. O principal é incentivar os integrantes do grupo de risco a ficarem em casa, mas mesmo assim conseguir manter a normalização da execução de tarefas do cotidiano dessas pessoas, como tirar o lixo, buscar algum medicamento na farmácia e afins.”

Descrição do projeto

“O aplicativo ‘Ajuda?’ conecta pessoas que precisam de algum tipo de ajuda, com pessoas que estão dispostas a ajudar. No aplicativo, quem precisa de ajuda cadastra seu pedido (do tipo mercado, farmácia, padaria, máscara/álcool gel e etc.), informa os detalhes e a sua localização para recebê-lo.

A pessoa que quiser ajudar pode visualizar no mapa os pedidos de ajuda que estão mais perto dele, assim como filtrar pelo tipo de ajuda que está disposto a contribuir e visualizar os detalhes do pedido.

Após o ajudante se prontificar a contribuir, o aplicativo conecta as duas pessoas e permite com que os dois conversem pelo WhatsApp, para combinarem datas e horários para o cumprimento da ajuda.

Link para as imagens do projeto

https://www.figma.com/file/DJQ30l4dGM5HtpLcNIypPB/Ajuda%3F?node-id=0%3A1

 Código fonte

“O projeto embora não tenha sido publicado, é de código aberto e está sobre a licença MIT, permitindo uso e modificação por qualquer um.”

Link do código: https://github.com/ajuda-org/Ajuda

E aí, curtiu o projeto do Henrique? Fique ligado, que nos próximos posts tem mais! 😃